sexta-feira, 13 de junho de 2008

LEI DE OHM


O cientista alemão George Simeon Ohm a estabeleceu inter-relacionando as três grandezas fundamentais que são a resistência,a tensão e a corrente. E sendo sem duvida um dos pilares da ciência elétrica, a lei de Ohm é uma ou talvez a mais importante.
Vamos falar um pouco da tensão e a corrente: Todos elementos químicos na natureza são compostos de átomos e conseqüentemente possuem elétrons em seus núcleos. Tendo como exemplo os fios elétricos, esses elétrons se encontram de forma desordenada em seu estado normal , e ao se aplicar uma DDP (Diferença de Potencial) comumente chamada de Tensão esses elétrons passam a se movimentar de uma forma ordenada gerando a corrente elétrica.
Já a resistência influi no circuito diretamente, permitindo ou restringindo a passagem da corrente,dissipando mais ou menos calor (que é o caso do chuveiro elétrico), ou de uma forma indutiva (no caso de eletrodomésticos ) diminuindo ou aumentando a intensidade de acordo com a natureza específica do circuito. Importante ressaltar que a resistência ou melhor resistividade varia de material para material.
Vamos à pratica;
A TENSÃO É O RESULTADO DA PROPORÇÃO(MULTIPLICAÇÃO) DA CORRENTE PELA RESISTÊNCA.
U= tensão (volts) U= R X I
R= resistência (Ohms)
I= corrente (amperes)
E vice- versa : I= U/R & R=U/I
Vamos falar agora sobre outra grandeza importante diretamente ligada a essa matéria, a Potência Elétrica.
Potência é um trabalho realizado em um intervalo de tempo, em física sua grandeza é nomeada como joule/segundo,que equivale a grandeza conhecida como watt (A unidade do watt recebeu o nome de James Watt pelas suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adoptada pelo segundo congresso da associação britânica para o avanço da ciência em 1889.)
No dia a dia o contato mais comum que nós temos com o watt é na conta de luz que é medida em quilowatt-hora.

No dia a dia o contato mais comum que nós temos com o watt é na conta de luz que é medida em quilowatt-hora.
Bom vamos a formula:
P=Potência(watt) P=UXI
U= tensão (volts) P=R.I² OU P=U²/R
R= resistência (Ohms)
I= corrente (amperes)
VAMOS A UM EXEMPLO PRÁTICO:
Qual é a potência necessária para girar um motor elétrico cuja tensão é 220 volts e a corrente de 20 amperes?
Resposta: P=UXI
P=220X20=4400 W ou 4,4Kw
em C.V (cavalo a vapor) aproximadamente 6cv
Bom espero que eu tenha conseguido ajudar de alguma forma. Na próxima vamos falar de um tema muito interessante e muito importante: A Lubrificação.

Nenhum comentário: