segunda-feira, 16 de junho de 2008

LUBRIFICAÇÃO

Estes dias visitei uma pagina muito interessante que explica com clareza sua definição:

Ao contrario de atrito falamos em lubrificação. Isso significa que, quando um elemento da maquina está parada, falamos em atrito de repouso e quando este elemento está começando a ser movimentado, necessitamos de separação paraevitar atrito ( aquecimento e desgaste).
Podemos também definir a lubrificação como a separação de dois elementos mecânicosem movimento. Isso vale também para uniões sob pressão (parafusos), que mesmoparadas, sofrem micro-movimentos (vibrações), gerando assim, atrito e desgaste.
A lubrificação hidro-dinâmica ou também chamada separação total é atingidaquando está sendo formado um filme liquido que separa totalmente os componentesde deslizamento. Imagine um lago com dez cm de profundidade e um esquiador aquático.Enquanto ele está parado, ele encosta com os esquis no fundo do lago ( atrito de repouso).Quando puxamos o esquiador e ele ganha velocidade, aos poucos, ele começa flutuarna água e não tem mais atrito com o fundo do lago. A partir deste momento forma-seuma lubrificação hidro-dinâmica.
Quando a velocidade do esquiador não é suficiente para formar a separação total,falamos de atrito misto. Isso acontece justo no momento de partida e no final de movimento.Neste momento temos uma falha de separação que gera atrito e desgaste. Para minimizar este problema ajudam os lubrificantes sólidos como por exemplo obissulfeto de molibdênio.
Também existe a lubrificação aerodinâmica que é o estado de não contato entre superfícies de deslizamento através da separação por gases LubrificaçãoFora de proporcionar a separação de dois elementos de atrito, a lubrificação também tema tarefa de garantir o resfriamento do local. Para que se consegue isso, muitas vezeso lubrificante é transportado ao local sob condições de alta pressão e garante assimuma rapida circulação do mesmo.


fonte: http://www.lubrificantes.net/lub-002.htm
voltaremos a falar mais na proxima.

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